Clinica de Geriatria em Brasilia – Cronos
A Fisioterapia estuda, previne e trata os distúrbios posturais e dos movimentos, e no idoso, as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento. A prevenção de quedas, a reabilitação neurofuncional e a promoção – manutenção ou recuperação – da funcionalidade global e da autonomia do paciente constituem o foco do tratamento fisioterápico.

Atendimento em Grupo
A estimulação cognitiva (oficinas de memória, arteterapia) e o trabalho de fisioterapia motora podem ser realizados em pequenos grupos, o que oferece, além da reabilitação funcional, uma oportunidade de socialização e de momentos de descontração.

fisio

Fisioterapia na Terceira Idade tem uma grande importância, como tratamento e prevenção. Faz uma enorme diferença na qualidade de vida.

Os exercícios trazem vários benefícios, como ajudar no controle da insônia, ansiedade, depressão, pressão arterial, dores articulares e musculares. Também melhoram a flexibilidade do corpo, a coordenação, o equilíbrio, a concentração, a postura e aumentam a autoestima.

O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais e materiais. Mas traz também, consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se.

Um exemplo de prevenção seria evitar as posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias do idoso, ocasionando encurtamentos musculares e dores; neste caso, a aplicação do tratamento fisioterapêutico através de alongamentos globais, fortalecimento da musculatura enfraquecida e com trabalho de marcha, melhoraria a postura e preservaria as articulações.

Há também, algumas patologias comuns em idosos, como a cervicalgia (dor na região cervical) e a lombalgia (dor na região lombar) que afeta 45% dos pacientes acima de 65 anos. Para esses pacientes, a fisioterapia tem importante papel no tratamento analgésico e anti-inflamatório, favorecendo assim, o menor uso de medicamentos e diminuindo as crises agudas dessas patologias.

Portanto, podemos afirmar que, a Fisioterapia na Terceira Idade apresenta diversos benefícios, dentre eles, podemos destacar: o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções. Também garante, para os idosos, a independência e o conforto na realização das suas AVD’s (atividades diárias).
Clinica de Geriatria em Brasilia – Cronos

Avalie esta página