cronos-logo_g.gif
clube-da-memoria-logo-2.jpg

É possível envelhecer mantendo agilidade mental e uma boa capacidade de memorização! O avanço da idade por si só não provoca dificuldades cognitivas significantes, desde que o indivíduo durma bem, tenha uma boa alimentação e sobretudo se mantenha ativo fisicamente e intelectualmente.

avaliacao.jpg

 

Uma avaliação neuropsicológica consiste na aplicação de testes por um psicólogo especializado, para quantificar as diversas habilidades cognitivas como memória, linguagem, atenção, concentração, funções executivas, e assim identificar eventuais problemas e suas possíveis repercussões sobre a autonomia na vida diária. Muito útil no reconhecimento precoce e no diagnóstico diferencial da doença de Alzheimer, esta avaliação detalhada permite a elaboração de um plano terapêutico de estimulação cognitiva individualizado.

cognitiva.jpg

A estimulação cognitiva é realizada através de atividades que visam estimular as funções intelectuais do indivíduo. São exercícios, dinâmicas e jogos, com vários graus de complexidade, escolhidos de acordo com a natureza e o grau do problema apresentado, e que podem ser feitos individualmente ou em pequenos grupos.

 

Eles estimulam a atenção, a percepção, os vários tipos de memória, a capacidade de expressão verbal e escrita, o raciocínio lógico, a criatividade, a coordenação motora e a orientação espaço-temporal. As atividades visam ainda manter a autonomia do indivíduo e favorecer relações interpessoais, evitando o isolamento, propiciando maior socialização e momentos de descontração.

Outras atividades desenvolvidas no Clube da Memória:

- Arteterapia

- Musicoterapia

- Curso de smart-fone

- Oficinas de AVD (Atividades de Vida Diária)

- Palestras de orientação ao cuidador familiar