cronos-logo_g.gif

Serviços em Gerontologia

clube-da-memoria.jpg
  • Avaliação Neuropsicológica
  • Estimulação Cognitiva
  • Terapia Ocupacional - Oficinas de Atividades de Vida Diária
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Enfermagem
  • Atendimento em Grupos
  • Consultas domiciliares

 

Especialidades Médicas

 

especialidades.jpg
  • Geriatria
  • Clínica médica
  • Reumatologia
  • Endocrinologia
  • Pneumologia
  • Cardiologia

 

Avaliação neuropsicológica

neuropsicologia.jpg

A avaliação neuropsicológica consiste na aplicação de testes por um psicólogo especializado, para quantificar as diversas habilidades cognitivas (memória, linguagem, atenção, etc), e assim identificar eventuais problemas e possíveis repercussões sobre a autonomia na vida diária.
Esta avaliação detalhada é muito útil para o diagnóstico da causa do distúrbio, e permite a elaboração de um plano terapêutico individualizado.

Estimulação cognitiva

cubo-magico.jpg

Os exercícios estimulam a atenção, a percepção, os vários tipos de memória, a capacidade de expressão verbal e escrita, o raciocínio lógico, a criatividade, a coordenação motora e a orientação espaço-temporal. As atividades visam ainda manter a autonomia do indivíduo e favorecer relações interpessoais, evitando o isolamento, propiciando maior socialização e momentos de descontração.

Terapia ocupacional

TO_jogo.jpg

 

Apesar de ainda ser pouco conhecida, a Terapia Ocupacional  é muito útil no resgaste da autonomia e da qualidade de vida nos pacientes portadores de invalidez física ou mental, de qualquer grau ou natureza.

Na doença de Alzheimer, objetiva-se, através de  sessões de estimulação cognitiva, diminuir a evolução da doença e a perda de autonomia do paciente.

 

Fisioterapia

fisioterapia.jpg

A Fisioterapia estuda, previne e trata os distúrbios posturais e dos movimentos, e no idoso, as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento. A prevenção de quedas, a reabilitação neurofuncional e a promoção – manutenção ou recuperação – da funcionalidade global e da autonomia do paciente constituem o foco do tratamento fisioterápico.

Nutrição

nutricao2.jpg

 

 

Consultas de Nutrição são para todas as idades!

Uma alimentação equilibrada é essencial para manutenção da saúde, desde criança até as idades mais avançadas.
É muito importante tanto na prevenção como no tratamento de doenças comuns como diabetes, sobrepeso, hipertensão arterial, colesterol alto ou ainda osteoporose.

 

Enfermagem gerontológica

desenho_enfermagem.jpg

 

 

 

A enfermagem atua em nível domiciliar, oferecendo serviços como elaboração de plano de cuidados, prevenção e tratamento das lesões secundárias à imobilidade, administração de medicamentos em domicílio, consultoria e treinamento para cuidador ou familiar e consultoria para contratação de cuidador.

Consultas domiciliares

consulta-domiciliar.png

 

 

Pacientes com dificuldades de locomoção podem preferir a comodidade de consultas em domicílio, oferecidas em diversas especialidades, ou se beneficar com a realização de Terapia Ocupacional ou Fisioterapia domiciliar.

Atendimento em grupo

TO_grupo.jpg

 

 

A estimulação cognitiva (oficinas de memória, arteterapia) e o trabalho de fisioterapia motora podem ser realizados em pequenos grupos, o que oferece, além da reabilitação funcional, uma oportunidade de socialização e de momentos de descontração.

Consultas em Geriatria

 

geriatria-3.jpg

– Longa consulta com detalhada “revisão de sistemas”

- Adequação do tratamento medicamentoso
– Avaliação do humor

- rastreio de problemas de memória

- Avaliação da autonomia funcional

- Avaliação do risco de queda
– Formulação de lista de problemas, crônicos e agudos
– Elaboração do plano terapêutico: a partir da lista de problemas, são definidas as prioridades e as estratégias de prevenção, tratamento ou reabilitação, dando sempre ênfase à preservação da qualidade de vida.